Compartilhar:

Para ampliar o atendimento as pessoas com sintomas moderados ou grave de síndrome gripal, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital (SMS) retoma, a partir desta segunda-feira (7), com as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sendo referência para Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário Adalberto Fulgêncio neste sábado (5), durante coletiva que também teve a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e que tratou sobre o aumento dos casos da doença e, consequentemente, a taxa de ocupação de leitos na rede hospitalar.

As quatro unidades em funcionamento na Capital, que ficam localizadas nos bairros de Manaíra (Oceania), Bancários (Dr. Luiz Lindbergh Farias), Valentina (Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (Augusto Almeida Filho), são estruturadas com 38 leitos, sendo 12 na área vermelha – o que equivale a UTI, e 26 na área amarela, onde também é disponibilizado suporte respiratório aos pacientes. As unidades também têm a Sala Verde, onde são atendidos os pacientes que não ficam internados, mas que precisam de medicação ou oxigênio. Já o atendimento de crianças com suspeita de Coronavírus é realizado no Hospital Infantil do Valentina.

Adalberto Fulgêncio explicou que a rede de assistência para pacientes com síndrome gripal está bem estruturada e as pessoas devem seguir as orientações para que receba o atendimento adequado. Ao sentir o primeiro sintoma, deve-se ligar para o Tele Saúde, através do telefone 3218-9214. “No Tele Saúde, o paciente será consultado e recebe inclusive uma receita do médico. Ao sentir sintomas leves, ele deve procura a Atenção Básica, que é formada pelas Unidades de Saúde da Família. Em 30 unidades são realizados o exame Swab, mas para isso o paciente será avaliado pelo médico e deve está dentro da janela imunológica de 8 dias. As UPAs são para casos moderados a graves, onde de lá, caso precise, o paciente é transferido para o Hospital Municipal Santa Isabel ou o Prontovida”, explicou o secretário.

Outras enfermidades – Em caso de outras doenças, a rede de saúde disponibiliza, para a pediatria, o Hospital Municipal do Valentina; para gestantes, o Instituto Cândida Vargas; para casos de urgência e emergência, o Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) e o Hospital Edson Ramalho; e para casos de traumatologia, o Complexo Hospitalar de Mangabeira e o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena.

Confira os endereços das UPAs:

UPA Oceania
Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, nº 70, Manaíra.

UPA Célio Pires de Sá
Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo

UPA Augusto Almeida Filho
Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas.

UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias
Rua Antônio Rosa Silva, s/n, Bancários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + quinze =