Compartilhar:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nessa segunda-feira (10) a suspensão imediata do uso da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência. Dessa forma, segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES), a aplicação deste imunizante no grupo prioritário citado também fica suspensa no estado.

A SES informou que a equipe da pasta está aguardando orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) para saber como devem ser os próximos procedimentos adotados na Paraíba, sobretudo com relação às grávidas que já receberam a primeira dose desse imunizante. Não foi informada previsão para o fornecimento das diretrizes. A quantidade de gestantes que recebeu a aplicação da AstraZeneca na Paraíba também não foi repassada até a publicação desta matéria.

A vacinação de grávidas, ainda conforme a secretaria, pode seguir ocorrendo com a utilização de doses da Coronavac (Butantan) e da Pfizer. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da SES, as doses da Pfizer (Paraíba recebeu 8.190 no dia 3 de maio) só estão sendo aplicadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo. Já a Coronavac está em falta e o estado aguarda a chegada de uma remessa correspondente à aplicação de segundas doses.

A Anvisa orienta que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo PNI. A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. A agência não relatou se houve alguma ocorrência adversa registrada em grávidas no Brasil.

O uso ‘off label’ de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 16 =